LOJA

 

Reservamos esta página para você confrade ou consócia internauta, para que possa adquirir produtos da Sociedade de São Vicente de Paulo. Em destaque, está o livro do ano temático 2016: "Um olhar de Caridade", a Regra da SSVP que vigora desde o ano de 2007, agora com uma nova edição disponível e a revista o "Boletim Brasileiro" editada desde o ano de 1878. 

Livro: Sementes de Esperança: Histórias de Mudanças de Estruturas. 

 

 

Elaboração pelos membros da Comissão da Família Vicentina para Promoção de Mudanças de Estruturas: Pe. Robert Maloney, CM – Coordenador; Pe. Norberto Carcellar, CM; Ir. Ellen Flynn, FC; Pe. Joseph Foley, CM; Patricia Nava, AIC; Pe. Pedro Opeka, CM; Gene Smith, SSVP; Ir. Malou Baaco, FC; Irmão Adriano Ferreira, CM. As histórias deste livro foram escritas pelos membros da Comissão da Família Vicentina para a Promoção de Mudanças de Estruturas, todos envolvidos em projetos que promoveram mudança significativa nas condições de vida dos Pobres. 

 

Sementes de Esperança 

Formato: 13 cm x 19 cm

Páginas: 301
Agora costurado e colado

Pedidos para: mizaelpoggioli@uol.com.br

Livro: Conhecendo a Juventude Mariana Vicentina - JMV

 

Dada a importância que um material de formação tem para o público jovem, para o nosso em particular, apresentamos nesta oportunidade esse material “Conhecendo a Juventude Mariana Vicentina – JMV”, que, seguramente podemos afirmar, se torna um dos mais importantes canais formativos para a JMV que já se publicou ultimamente.

Divididos em 16 capítulos, este livro revela de maneira objetiva, prática e sintética a radiografia e os principais elementos que todos os assessores e jovens que abraçam a JMV precisam conhecer para caminharem firmes nesta Juventude, que tem como pedra fundamental a experiência de Catarina Labouré, na França, em 1830.

Portanto, desde registros sobre as origens da JMV, passando por Espiritualidade, realizações de Assembleias, roteiros de Consagração, até questões mais específicas como Linhas de Ações cuja nossa Associação se compromete a seguir, são tópicos importantes que constam neste livro.

Dessa forma, nos enche cada vez mais de esperança o fato de que conhecendo a fundo a JMV os membros de nossa Associação abraçarão com mais vigor a natureza eclesial, laical, mariana e missionária, ora tão própria da JMV, que, entre outros objetivos, busca formar seus membros para vivam uma fé solida no seguimento de Jesus Cristo, evangelizador dos Pobres.


Título: Conhecendo a Juventude Mariana Vicentina - JMV
Autor: Mizael Donizetti Poggioli
Edição: 2014
Formato: 12,5x18,5
190 Páginas

Livro: O Rosto Jovem da Sociedade de São Vicente de Paulo

 

Alguém já disse que “a juventude é uma doença que passa com o tempo”. Tanto é verdade que, para sermos fiéis àquilo em que sempre acreditamos, ou seja, que “a juventude não precisa de tutela”, à medida que toda aquela turma, entrava na fase madura, deixava de ser jovem, tentava “passar o bastão” para os que chegavam na faixa de idade jovem.

Esta será uma história que outros irão contar, dizendo as dificuldades enfrentadas e os avanços alcançados até os dias atuais. Senti-me homenageado quando li alguns textos que escrevi naquela época, e que o Mário Maríngulo, com grande gentileza, resolveu incluir neste resgate histórico.

Para se ler um resgate histórico, acredito ser necessário um exercício de percepção. Explico melhor: podemos tirar muitas lições da história, porém é preciso nos despir de preconceitos. Quando isto acontece? Sempre que não conseguimos nos inserir no tempo em que a história se passa. Se, ao lermos as narrativas, permanecermos com os olhos, cultura e disposições que a Sociedade de São Vicente de Paulo tem da juventude nos dias atuais, tenderemos a não acreditar ou de julgarmos banais as ações que se elaboravam no passado.

 

Autor: Mário Maríngulo

Coleção Vicentina N° 48
Edição ano de 2014
Formato: 12,5 x 18,5
N° de páginas: 335
Informações e Pedidos para: ssvpcmsp@terra.com.br

Livro: Liderança Evangelizadora

 

Engana-se aquele que acredita bastar o dom da liderança para obter o melhor resultado numa determinada ação. A liderança precisa ser lapidada e capacitada para potencializar o dom recebido. Em outras palavras, se é preciso que devemos deixar Deus agir, não é menos verdade que Ele espera de nós atitude positiva frente aos desafios: e acredito que as reflexões propostas pelo autor nas próximas páginas, em muito ajudarão neste preparo.

No capítulo 5 de Lucas, versículos 18 e 19, uma passagem sempre me chamou a atenção: “Chegaram, então, algumas pessoas levando, numa cama, um homem que estava paralítico; tentavam introduzi-lo e colocá-lo diante de Jesus. Mas, por causa da multidão, não conseguiram introduzi-lo. Subiram então ao terraço e, através das telhas, desceram o homem com a cama, no meio, diante de Jesus”.

Estas “algumas pessoas”, nunca são identificadas, porém, levam o paralítico diante de Jesus. Encontraram dificuldades, mas certamente, como empreendedores e verdadeiros líderes, encontraram a solução: “subiram então ao terraço e através das telhas, desceram o homem com a cama”.

Que a leitura deste livro, realize em você, caro leitor, a possibilidade de perceber “uma nova atitude” diante dos desafios. Subir até o terraço e descer os homens através do telhado!


Autor: Eduardo Marques Almeida
Coleção Vicentina N° 47
Edição ano de 2014
Formato: 12,5 x 18,5
N° de páginas: 188
Informações e Pedidos para: pedidos@ssvpbrasil.org.br

Livro: Liderança Mística

 

 

O ser humano é chamado a participar da obra criadora de Deus, como sujeito ativo e responsável na construção de sua vida e do mundo que o rodeia. No seguimento de Jesus Cristo, é chamado a desenvolver suas energias e habilidades de forma criativa, consciente e responsável.

Nas condições concretas e particulares de sua vida, é chamado a tornar-se guardião, promotor e animador deste grande ideal de fé e vida e fazer a diferença qualitativa em sua ação na Igreja e na sociedade, para a construção, desenvolvimento e santificação da vida e do mundo.

É dentro deste grande horizonte que Eduardo Marques Almeida coloca em nossas mãos o seu Livro “Liderança Mística – Um Modelo baseado na Experiência Vicentina”. Unindo sua experiência profissional na área de Administração e Consultoria e sua experiência de militância cristã na Sociedade de São Vicente de Paulo, o autor apresenta um conjunto de conceitos básicos de liderança e uma série de elementos de ordem ética e espiritual para configurar e desenvolver evangelicamente a ação dos líderes cristãos nos diversos níveis e dimensões de sua vida e trabalho.

 

 

Formato: 12,5 x 18,5 Autor: Eduardo Marques Almeida

Coleção Vicentina N° 46

Edição ano de 2013

N° de páginas: 184
Informações e Pedidos para: pedidos@ssvpbrasil.org.br

Livro: Rezando com Frederico Ozanam

 

O livro "Rezando com Frederico Ozanam" é um companheiro de caminhada!

Os amigos são tão necessários para a vida humana quanto o alimento. Na verdade, a palavra companheiro tem sua origem a partir de duas palavras latinas: “com” que significa com e “panis” que significa pão. Os companheiros alimentam nosso coração, nossa mente, nossa alma e nosso corpo. São as pessoas com quem podemos celebrar a alegria de partilhar o pão.

Os relatos mais comoventes da Bíblia talvez sejam os que implicam companheirismo: a Última Ceia, a festa das Bodas de Caná, a multiplicação dos pães e dos peixes, a partilha do pão que Jesus fez com os discípulos no caminho de Emaús. Cada um desses relatos da companhia de Jesus reveleram um pouco mais sobre sua misericórdia, seu amor, sua sabedoria, seu sofrimento e sua esperança. 
Quando Jesus foi ao Horto das Oliveiras para rezar, desejou vivamente a companhia de seus Apóstolos. Nessa ocasião eles falharam. Porém depois, Deus enviou seu Espírito para abrasar seus corações e, a partir de então, se tornaram para sempre companheiros de Jesus como também se tornaram companheiros uns dos outros.

Ao longo da história, outros companheiros fiéis seguiram Jesus e seus Apóstolos. São os santos e místicos que percorrem o caminho que vai desde a conversão até a ressurreição, passando pelo sofrimento.

Do mesmo modo com que eles se sentiram inspirados por essas pessoas santas que os precederam, também você pode sentir-se inspirado por esses santos e místicos, tomando-os como companheiros em sua própria peregrinação espiritual neste mundo.

Este livro, Rezando com Frederico Ozanam, pretende ser, modestamente, uma resposta à fome espiritual dos cristãos e cristãs. Tem por objetivo tornar acessíveis os ricos ensinamentos espirituais de Frederico Ozanam cuja sabedoria pode auxiliar nessa nossa peregrinação. Esperamos que, ao término da última meditação, você sinta-se amparado, estimulado e animado por um companheiro de alma em sua peregrinação espiritual.

A fome espiritual que se tem experimentado nos últimos vinte anos é um sintoma evidente da renovação da vida cristã. São muitas as pessoas que procuram fazer exercícios espirituais e participam de cursos sobre temas de espiritualidade. A demanda de diretores espirituais ultrapassa o número daqueles que estão disponíveis. Há um crescente interesse sobre a vida e escritos dos santos e dos místicos, devido à quantidade de pessoas que procuram modelos de uma vida cristã integralmente santa.


Rezando com Frederico Ozanam 

Autor: Ronald Ramson - CM 
Total de páginas: 152 
Tamanho: 12,5 x 18,5 

Livro: "Dicas Vicentinas"

 

 

 

Helio Pinheiro é Vicentino da Sociedade de São Vicente de Paulo da cidade de Governador Valadares – MG. Atualmente participa de duas Conferências, a de Santo Antônio e de São Lucas, do Conselho Particular de Santo Antônio, área do Conselho Central de Governador Valadares - MG. Colabora para a Mídia Vicentina, escrevendo para o Boletim Brasileiro, Revista Vicentina Adoremos e outras publicações. Já atuou nas várias unidades da SSVP como: Presidente dos Conselhos Centrais de Barbacena - MG e Governador Valadares - MG. Presidente do Conselho Metropolitano de Governador Valadares, Integrante do Departamento de Normatização e Orientação do mencionado Conselho. Diretor do Boletim Brasileiro, Vice-Presidente de Comunicação, Vice-Presidências, Secretário e Coordenador do Departamento Missionário do Conselho Nacional do Brasil, a partir da gestão do confrade Leocádio Aragão Sabino até o mandato atual - gestão de 2009-2013.

Título: “Dicas Vicentinas" 

Autor Helio Pinheiro

Coleção Vicentina nº 42

Formato: 12,5x18,5 – 190 páginas

Edição de 2013

Pedidos para: Cfd Helio Pinheiro ou no Conselho Nacinal da SSVP

E-mail: vicepresidencia3@ssvpbrasil.org.br

Livro: Maria, na Espiritualidade Vicentina

 

A motivação principal em apresentar esse material sobre Maria, na Espiritualidade Vicentina parte da chamada de atenção que Vicente de Paulo fez aos seus colaboradores: “A mais eficaz devoção a Maria é praticar o que ela praticou; a imitação dos gestos e atitudes de Maria é o mais importante”.

Por isso, os temas abordados por Vicente de Paulo a respeito da Mãe de Deus e Nossa tinha por objetivo tirar proveito do exemplo de suas práticas para vivenciar o que ela vivenciou: total abertura para o Projeto de Deus, engajamento na libertação dos Pobres, atitudes de serviço, discípula fiel e modelo de evangelização. Maria é, para Vicente de Paulo, a “humilde”, a “servidora”, “a mulher”, a “agraciada” que está disponível ao chamado de Deus.

Aborda, com frequência, três temas: do tema da Imaculada Concei-ção extrai as virtudes concernentes ao despojamento e ao esvaziamento de si mesmo para estar livre e preparado para que o sonho de Deus seja realizado. Para testemunhar Deus aos Pobres se faz necessário que a pessoa esteja plenamente “cheia de Deus”.

O tema da Anunciação e da Encarnação é o modelo mais puro de entrega incondicional a Deus. Acolher a Deus para testemunhá-lo aos demais.

E, finalmente, a Visitação, que é o modelo por excelência a ser seguido. É o modelo de serviço aos Pobres.

 

 

Maria, na Espiritualidade Vicentina

Autor: Mizaél Donizetti Poggioli

Tamanho: 12,5 x 18,5

Páginas: 103

Livro: Na Caridade, face a face com os Pobres.

 

 

Por definição a palavra “olhar” significa fitar os olhos, mirar. A pala-vra ver, por sua vez, expressa algo mais profundo, que exige maior sensibilidade. Ver, significa perceber com a visão, significa enxergar. Nesse sentido pode-se dizer que às vezes olhamos, mas não vemos.

 

Ver, enxergar, é muito mais que o ato de olhar. Enxergar, ver, é perceber o outro, notar, voltar à atenção para aquilo que se está olhando. E o bom samaritano “viu”. 
Isso fez a diferença. Foi por causa desse “ver” que ele se encheu de compaixão.

 

Pela compaixão veio a atitude de Caridade. Ele rapidamente se deu contas que o Outro precisava de ajuda. Ficou cara a cara com ele. Viu suas expressões de dor. Teve empatia. Sofreu com ele.

Por isso, preventiva ou emergencialmente, curou suas feridas derra-mando nelas óleo e vinho; depois procurou assisti-lo com maior cuidado: colocou-o no seu próprio animal, levou-o a uma pensão. Cuidou dele.Na Caridade, face a face com os Pobres! 

Autor: Mizaél Donizetti Poggioli
78 páginas

Livro: Outras Crônicas Vicentinas

 

Mais um livro da Coleção Vicentina – nº 34. Esse material possui 60 artigos divididos em cinco capítulos: Alegria Vicentina, História Vicentina, Aprimoramento Vicentino, Administração Vicentina e Santidade Vicentina. “Ser vicentino é realmente uma bênção, uma graça divina. Além de ajudarmos as pessoas, seguimos rumo à nossa santificação. Somos “ponte” entre quem tem muito e quem não tem quase nada. Levamos a mensagem de Cristo aos bolsões de pobreza e aos locais mais miseráveis. Somos aquela “mão amiga” ou aquele “ombro amigo” para tanta gente sem-voz e sem-vez. É muito gratificante ser útil, num mundo egoísta e individualista como o atual. (...) O trabalho realizado nas Conferências Vicentinas em favor das pessoas mais necessitadas é realmente fantástico: apoio material e suporte espiritual, além de nossa santificação pessoal. Ser vicentino é, acima de tudo, uma bênção de Deus e um privilégio, pois nos sentimos mais úteis à comunidade, especialmente na redução das desigualdades sociais e regionais, além da evangelização sem fronteiras”.

 

 

Título: Outras Crônicas Vicentinas

Autor: Renato Lima

144 páginas

Pedidos para: renatolima1970@uol.com.br

Livro: Os Vicentinos e o Parlamento Brasileiro

 

O confrade Renato Lima de Oliveira, autor dos livros “Crônicas Vicentinas” e “Outras Crônicas Vicentinas”, acaba de lançar seu novo livro, intitulado "Os Vicentinos e o Parlamento Brasileiro", que reúne 60 discursos proferidos por deputados federais e senadores sobre a Sociedade de São Vicente de Paulo no período compreendido entre 1957 e 2010. A capa do livro traz a imagem fotográfica do Palácio do Congresso Nacional, em Brasília. A publicação é uma fonte de pesquisa para quem estuda as relações institucionais da entidade com mundo político. Com 48 páginas, o livro está sendo distribuído gratuitamente (apenas despesas postais, dependendo do número de exemplares). O confrade Renato conseguiu quatro patrocinadores que pagaram as despesas gráficas: Renato André, Sílvio Ferreira, Tadeu Filippelli e José Humberto Dellalíbera, a quem o autor agradece de coração pela ajuda. Os Conselhos Metropolitanos da SSVP ou os demais ramos da Família Vicentina que desejarem imprimir o livro podem pedir o orçamento ao cfd. Renato, a fim de que o livro seja reimpresso para atender as demandas que chegarem. Agradecemos a todos que puderem nos ajudar na difusão desta mais nova publicação vicentina.

 

Pedidos para: Renato Lima

E-mail: renatolima1970@uol.com.br