Sobre nós

 

Fundada na França em 23 de abril de 1833, há 182 anos que a finalidade da Sociedade de São Vicente de Paulo é testemunhar a fé através da caridade, com gestos concretos de amor, visitando o próximo em sua moradia, contato de pessoa-a-pessoa, promoção do necessitado, dando-lhe a consciência da sua dignidade humana e cristã.

 

Somos uma organização católica internacional de leigos fundada por Antônio Frederico Ozanam, que tem como patrono o apóstolo da Caridade São Vicente de Paulo, que no seu tempo dedicou-se inteiramente ao serviço dos pobres, infelizes e dos que não tinham fé.

 

Temos como atividade básica a visita domiciliar semanal, na qual apresentamos o Cristo e a Igreja Católica e levantamos que tipo de assistência aquela família ou indivíduo necessita. Além de distribuir suprimentos e encaminhar providências para as necessidades de atendimento médico-hospitalar, de orientação cívica e religiosa, de cursos profissionalizantes e de construção de moradias.

 

E o que é Conselho Metropolitano? 

A hierarquia da Sociedade de São Vicente de Paulo é composta por Conselhos. No Brasil, os Conselhos Metropolitanos representam o segundo nível desta hierarquia, ficando abaixo apenas do Conselho Nacional do Brasil. Cabe aos Conselhos Metropolitanos a responsabilidade de orientar e fiscalizar as Unidades Vicentinas de suas áreas, bem como representar o Conselho Nacional do Brasil perante a hierarquia católica e os Poderes Públicos da área de atuação. O Conselho Metropolitano de João Pessoa da Sociedade de São Vicente de Paulo, atualmente tem como presidente o Confrade Raimundo Gonçalves Brito, e abrange territorialmente os estados da Paraíba e Rio Grande do Norte e tem sua sede na cidade de João Pessoa, Paraíba. Congregando quatro Conselhos Centrais, que tem suas sedes nas seguintes cidades: João Pessoa, Campina Grande, Caicó e Natal.

 

 

 

 

 

"Somos uma das maiores instituições de promoção humana e caridade do Brasil."

184 anos 

Tecendo a Caridade